"Estamos a abandonar a logosfera, reino do manuscrito e da escrita, e a entrar no admirável mundo da electrónica e dos hipermedia.
Vai ficando para trás o mundo da representação, da presença e da edição crÃtica, com todos os mitos e rituais da escrita que nos precederam. Inexorável, emerge à nossa frente um Novo Mundo, cuja virtualidade e simulação, como espaço/não-espaço (utopia), temos de praticar."
José Augusto Mourão
Nota prévia:
O projeto e-esARS.escola@digital, assumido pela escola como ação conducente ao sucesso educativo dos alunos, pressupõe o desenvolvimento de competências digitais e de leitura através da utilização de dispositivos móveis e de ferramentas da Web 2.0, em articulação com os docentes responsáveis pela sala de estudo e apoio educativo. As atividades desenvolvidas visam a apropriação, por parte de alunos e de docentes, de saberes passíveis de serem postos ao serviço da aprendizagem, otimizando ferramentas de trabalho colaborativo em ambientes online.
Projeto e-esARS.escola@digital
Coordenação e apresentação da candidatura: Ana Paula Gonçalves (Biblioteca da Escola)
Coordenação do projeto:
Ana Paula Gonçalves (Biblioteca da Escola), Rui Raposo (coordenador da Sala de Estudo), Lurdes Silva (adjunta da Direção, Sala de Estudo), e Fernanda Catalão (Diretora da Escola)
Equipa de professores
(representantes de todos os Departamentos e Grupos Disciplinares)
​
Plano de ação:
o propósito maior deste projeto é planificar e propor formas de operacionalização do pojeto e-esARS.escol@digital 2014-2016, dando relevo a novos ambientes digitais e estratégias de aprendizagem:
1. em articulação com estruturas da escola:
-através do conselho Pedagógico (reunião de Maio, Junho e Julho) foi feito convite aos Departamentos para que os grupos disciplinares aderissem ao projeto;
- condição para aderir: haver um professor que, representante desse Grupo, integre o núcleo de trabalho. Independentemente do nome do professor, o mais importante é que o grupo disciplinar, através desse representante, dê resposta aos compromissos a que obriga o projeto;
- caso esse professor venha a ser necessário noutra tarefa de escola, o Grupo Disciplinar ou a Direção da escola indica outro nome.
2. desencadear um processo onde os professores e os alunos (com intervenção dos professores da turma) se tornem produtores, certifiquem e validem (de forma fundamentada no impacto sobre os resultados) recursos a publicar, por cada uma das áreas do conhecimento, nas pastas digitais, alojadas na Drive do Google+, de forma a investir:
- na gestão em rede de uma e-biblioteca comum, uma rede de leitura digital em rede que sirva as finalidades da sala de estudo;
- no desenvolvimento de sistemas de gestão da sala de estudo e da biblioteca em rede abrangendo os diferentes Grupos Disciplinares, dando relevo a recurso e atividades com impacto na promoção da leitura em suporte digital, na formação de utilizadores e das literacias da informação e dos média;
- num repositório de informação organizado seguindo a CDU em ficheiros digitais de vários formatos/extensão (PDF, PP, gif, JPG, vídeo).
Esquema conceptual do projeto
http://popplet.com/app/#/1954117